Cotidiano

‘Protagonismo e empoderamento’ é tema de conferência sobre Direitos da Pessoa Idosa

Evento acontece nestas quinta e sexta-feira, 10 e 11 de dezembro, a partir das 08h

Nos dias 10 e 11 de dezembro, quinta e sexta-feira desta semana,o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) realiza a 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O tema central da Conferência este ano é “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”.

No primeiro dia, 10, as atividades ocorrerão no auditório da Escola de Música de Roraima (Emurr), no Parque Anauá, a partir das 8h.

Em seguida, na sexta-feira, 11, o evento também a partir das 8h, mas as atividades serão desenvolvidas na sede da Rede de Cidadania Melhor Idade, no bairro Caranã.

CONFERÊNCIA

A abertura do evento contará com a presença da representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Epitácio Luíz Epaminondas, que ministrará a palestra magna com o tema da Conferência.

O coral da Rede de Cidadania Melhor Idade fará participação especial na abertura do evento. No segundo dia, será a vez do grupo de dança também da Rede Cidadania Melhor Idade realizar sua apresentação.

Está sendo esperado um público de 200 pessoas, sedo 90 delegados municipais e demais convidados entre gestores, trabalhadores, usuários, conselheiros, professores e acadêmicos dos cursos de Serviço Social e Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e Estácio Atual e ainda, representantes de movimentos e entidades da sociedade civil que atuam na área da política do idoso, dentre outros.

PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO

Durante o evento, o tema será abordado com base em quatro eixos temáticos, sendo eles: Gestão; Serviços; Programas e Projetos e Benefícios – financiamento, participação; e Sistema de Garantia de Direitos.

Os quatro grupos temáticos poderão apresentar até cinco propostas de âmbito municipal, estadual e nacional, sendo que serão aprovadas apenas três de cada esfera, para serem apresentadas na Conferência Nacional.

No último dia de Conferência serão apresentadas e votadas as melhores propostas e serão eleitos os 10 delegados, sendo seis representantes da sociedade civil e quatro do poder público, para representar o Estado na 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que está prevista para ser realizada no mês de abril de 2016, em Brasília-DF.

Com informações da Secom